
Rafting em Três Coroas: Aventura no Rio Paranhana
17 de julho de 2018
Vinícola Aurora em Bento Gonçalves, conheça o tour guiado
31 de julho de 2018Tibau do Sul no Rio Grande do Norte: As melhores atrações
Tibau do Sul no Rio Grande do Norte: Quais são as melhores atrações desta região além da conhecida e procurada Praia da Pipa?
Ah meu amigo você irá se surpreender com as belezas desta região.
Inclua no seu roteiro as Praias de Cacimbinhas e a Baía Formosa e me agradeça depois.
Neste post você vai descobrir o sudeste do estado do Rio do Grande do Norte, que apesar de pouco explorado guarda uma série de belezas naturais.
Estes roteiros que descrevo abaixo foi dividimos em dois dias para poder aproveitar o máximo de cada lugar
Se você não acompanhou a nossa primeira etapa desta viagem clica no link e descubra tudo sobre Natal https://tripulantestravel.com/destinos-riograndedonorte-natal-guia-completo-da-cidade-de-natal/, pois você vai se surpreender.
Tibau do Sul no Rio Grande do Norte: As melhores atrações
Roteiro dia 01
Praia de Cacimbinhas
Aqui conhecemos a linda Praia de Cacimbinhas que possui uma beleza incomum. Ela fica somente a 78 km da Praia de Ponta Negra em Natal.
Então dá para se fazer um bate e volta da capital tranquilamente ou escolher alguma acomodação na região. Visto que são somente 1 hora e meia de viagem.

Para acessa-la você terá que descer o platô superior, já que estamos acima do nível do mar. Na ponta deste platô existem escadas de madeira incrustadas nas falésias.

Logo ao iniciar sua descida você já se surpreende com o visual. Porque o contraste que o mar tem em relação as falésias é algo indescritível.
Diante de seus paredões que se mesclam em um degrade que vai do vermelho ao alaranjado, nos surpreendemos, pois a grandeza da criação da natureza é realmente enorme e surpreendente.

A praia é bem tranquila e muito utilizada pelos praticantes de kidesurf, uma vez que o vento é quase constante aqui. O mar é meio agitado por ser mais aberto, entretanto conta com tons verdes e águas mornas.
Em relação a estrutura, ela conta com alguns quiosques bem básicos, mas com funcionários muito prestativos.
A comida é simples, contudo é muito bem preparada, recomendo muito a visita. Nós acabamos ficando somente meio dia nesta praia, mas essa é uma boa dica para quem não gosta muito de agito.
Praia da Pipa
Seguindo nosso roteiro fomos para a Praia da Pipa que é bem perto de Cacimbinhas, portanto o deslocamento é consideravelmente pequeno. Partindo de carro ou van fica distante apenas 15 minutos.
Esta é a praia mais agitada da região, então ela tem uma infraestrutura bem completa desde hotéis a ótimos restaurantes para todos os gostos e bolsos.
Se for analisar muito ainda lembra a vila de pescadores que deu início a região, porque o traçado da cidade ainda se mantem com as ruas estreitas.

Aqui você vai encontrar, muitos coqueiros, praias de água clara e morna, dunas branquinhas, oportunidade de ver golfinhos e tartarugas e pessoas muito receptivas.
Assim sendo temos uma receita de sucesso para a região que recebe muitos turistas ao longo do ano todo.
A maré aqui também influência bastante no nível do mar e das praias. Quando chegamos a mar já havia começado a subir.
Contudo não demos muita atenção a isso, e quando menos percebemos nossas coisas que estavam na areia já estavam sendo atingidas pela água.
Depois de curtimos um pouco o mar, partimos na sequencia para um passeio de trenzinho. Este passeio já estava incluso no roteiro do dia, pois já havíamos pago na época para a agência. Entretanto vale a pena conhecer. Fomo conhecer o famoso Chapadão de Pipa.
Do Chapadão você vai poder admirar a bela Praia do Amor. Na beirada da areia dá para você perceber um formato de coração.

No segundo dia deste roteiro você vai conhecer outra região de Timbaú do Sul, a Barra do Cunhaú e Baía Formosa.
Tibau do Sul no Rio Grande do Norte: As melhores atrações
Roteiro dia 02
Chegamos ao nosso destino através de um passeio de um dia todo com uma van. Pela manhã ficamos na praia da Barra do Cunhaú e tarde fomos para a Baía Formosa.
Saindo da Praia de Ponta Negra em Natal são cerca de 90 km percorridos em 1 hora e trinta e cinco minutos, portanto é bem tranquilo para fazer um bate e volta.
Nossa primeira parada é em Barra do Cunhaú.
Barra do Cunhaú
É uma praia extremamente tranquila, com águas muito calmas e transparentes. Ao longo de sua extensão você vai encontrar muitas pedras, que possibilitam a formação de piscinas naturais com o aumento da maré.
Perto da praia existem boas opções de restaurantes com especialidade em frutos do mar. O que achei muito legal é que estes restaurantes não invadem a areia como em outras praias.
Se você quiser além de curtir uma praia se aventurar em outros passatempos, então este é o lugar certo.
Pois aqui existem opções de passeios de barco pelo mangue e de bugue pela região. As velas do kitesurf também são comuns de serem vistas já que aqui o vento é quase constante.

Tibau do Sul no Rio Grande do Norte: As melhores atrações, conheça a linda Baía Formosa
A tarde nos deslocamos para o município de Baia Formosa. Nossa van nos deixou ao lado do mirante com vista para a Praia Formosa que é linda.
Pegamos nosso bugue e fomos desvendar está que é uma das regiões mais selvagens e desertas. Este passeio é imperdível, se não está no seu roteiro deve coloca-lo, pois a região é sensacional.
O passeio de bugue dura cerca de 3 horas e roda cerca de 18 km todo percorrendo a costa da Praia da Baia Formosa.
Muito vento na cara e paisagens lindas, onde o verde da mata Atlântica e do mar contrastam com a areia clarinha.

No caminho paramos para ver um projeto de preservação do meio ambiente feito por voluntários. A entrada é gratuita e lá você vai ver ossos de baleia, tartarugas e golfinhos.
Seguindo o percurso e logo mais a frente chegamos a divisa do estado do Rio Grande do Norte com a Paraíba, aqui fica Praia do Sagi.
As margens do Rio Guaju saem passeios de barco para ver os manguezais da região e tomar aquele banho de lama.

Lagoa da Coca Cola
Continuando o passeio de bugue, vamos parar em uma lagoa cercada de vegetação com uma água com tons um pouco inusitados.
O nome verdadeiro dela é Lagoa de Araraquara, mas ficou carinhosamente conhecida pelos locais como Lagoa da Coca Cola.
A explicação do tom da água vem da composição química do solo que é rico em iodo, ferro, carvão mineral e do junco que rodeia toda as margens da lagoa.
Acabamos nosso passeio neste lugar surpreendente e não poderia ter sido melhor.
