Cachoeira do Cirenaica em Treviso: Natureza em um cânion
12 de janeiro de 2024Como visitar o Panteão de Roma: um guia completo
14 de janeiro de 2024Visita guiada à Necrópole do Vaticano: como fazer e o que esperar
Necrópole do Vaticano em Roma é uma daquelas atrações que você ou parece que está dentro de um filme ou viajou no tempo.
Esse tour que desbrava o sítio arqueológico abaixo da Basílica de São Pedro foi uma das visitas mais fascinantes que fizemos na cidade.
Mas o melhor de tudo é que ela é super exclusiva, feita para pequenos grupos de visitantes, portanto fora da curva turística padrão de Roma.
Se você é curioso, gosta de história e é como nós apaixonados pela cultura Romana, vem descobrir como visitar este lugar e se encantar com a história da cidade mais ainda.
Necrópole do Vaticano – Entenda sua importância para a cidade de Roma
Você com certeza nunca ouviu falar da Necrópole do Vaticano, certo?
Para que não sabe, necrópole é o local onde se sepultavam os mortos da cidade, tal como os cemitérios de hoje.
E em Roma que é uma cidade super histórica e que passou por muitas gerações possui um retrato ainda impresso de como era a cultura e a rotina de seus moradores ainda intacta do século I d.C.
Não é de se surpreender achar elementos históricos ou sítio arqueológicos na cidade, mas este é realmente surpreendente, pois ele confirma muitas histórias ou relatos feitos pela bíblia visíveis a quem quiser visitar.
A Necrópole do Vaticano é um conjunto de túmulos e mausoléus que está literalmente posicionada em baixo da cidade do Vaticano.
E é aqui que também se encontra um importante registro histórico para os católicos o tumulo de São Pedro o qual dá o nome a Basílica de São Pedro, marco da igreja católica no mundo.
Esta importante descoberta foi escondida pela Igreja em meados de 1940 durante a Segunda Guerra Mundial, para proteger o local das tropas nazistas que destruiriam todos os achados.
As escavações foram realizadas pelo Ufficio Scavi do Vaticano.
Você pode achar que está visita por ser feita pelo Ufficio Scavi do Vaticano será voltada somente a católicos, mas não ela é imperdível a todos que querem entender um pouco mais de como funcionava Roma no passado.
Um pouco da história da Necrópole do Vaticano
Toda está região onde hoje se encontra o Vaticano até o Castelo de Sant’angelo que tem cerca de 1,5km de extensão possui diversos túmulos abaixo da terra.
Anteriormente nesta região antes de se tornar uma necrópole acredita que este lugar era um Coliseu, e com o tempo se tornou pequeno e se construiu o que existe ainda hoje na cidade.
Na arenas do Coliseu aconteciam diversas “atrações” entre duelos de gladiadores, shows com animais e execuções.
Roma durante o império de Nero foi fugaz na perseguição dos cristãos.
Vale lembrar as principais razões da perseguição aos cristãos na época:
- O cristianismo era uma religião monoteísta, que rejeitava os deuses romanos e o culto ao imperador, portanto uma ameaça à unidade do Império Romano.
- Eles se recusavam a participar das cerimônias públicas romanas, como os sacrifícios aos deuses. que era sinônimo de deslealdade ao Estado.
- Os cristãos pregavam a igualdade entre todos os homens, independentemente de sua posição social ou origem, portanto uma ameaça à ordem social romana.
Por isso ser cristão era considerado um crime de traição e idolatria e a pena de sua escolha era a morte, tortura ou exilio.
São Pedro
Os romanos mataram e crucificaram São Pedro de cabeça para baixo nesta região, para servir de exemplo aos demais cristãos.
A lenda diz que a Colina Vaticana foi o local onde o corpo de São Pedro foi enterrado. Então vale lembrar que Roma é conhecida por suas 7 colinas, uma das quais era a Vaticana, que hoje dá nome ao lugar.
Mas tudo isso foi para não gerar aos cristãos um ponto de idolatria, contudo as pessoas continuam a ir ao local a procura do seu tumulo.
Com o tempo e por este motivo essa região passou a receber outros corpos de cristãos enterrados em mausoléus e túmulos.
Mas tudo ainda contrario as vontades dos imperadores romanos.
Foi somente no século IV d.C., o imperador romano Constantino, que era um cristão, ordenou a construção de uma basílica no local onde Pedro foi enterrado. A basílica foi chamada de Basílica de São Pedro e se tornou um dos locais mais sagrados da Igreja Católica.
Para isso eles retiraram todas as coberturas dos mausoléus aterrando o local com a terra da colina Vaticana.
E assim se construiu a primeira Basílica São Pedro diferente da que você visita hoje.
A construção da atual Basílica de São Pedro foi realizada entre os anos 1506 e 1626, substituindo a antiga basílica do imperador Constantino e soterrando ainda mais a necrópole.
Como agendar sua visita passo a passo e informações uteis
Durante a sua visita você irá ver com seus próprios olhos toda a história relatada acima.
Os grupos de visita são pequenos, cerca de 12 pessoas.
Nós conseguimos ir num grupo de brasileiros com um padre brasileiro que contou toda esta história em português, agregando muito a visita.
O dia, horário e idioma do tour são indicados de acordo com o calendário do Vaticano, portanto é importante que você organize sua viagem com muita antecedência se quiser participar dessa atração.
Para reservar siga as dicas abaixo:
- Você deve preencher o formulário do site oficial do Ufficio Scavi pessoalmente na sede (entrada ao final das colunas da Praça de São Pedro, no lado esquerdo de quem está olhando para a Basílica) ou enviando um e-mail para scavi@fsp.va.
- No e- mail você deve indicar o número de pessoas interessadas, seu(s) nome(s), o idioma que gostaria de realizar a visita (em ordem de preferência se mais de um; há visitas em português), e os dias possíveis (quanto mais possibilidades, melhor).
- Vaticano irá retornar com as datas e idiomas disponíveis, caso ok para você, você irá validar por e-mail.
- Eles irão te encaminhar um link de pagamento da visita no valor de € 13,00 por pessoa
- No dia da visita é necessário apresentar o comprovante de agendamento e o acesso é portão de acesso, na Via Paolo VI
Dicas extras
O Tour dura cerca de 1h30 e termina no interior da Basílica de São Pedro, então você acaba já furando a fila de outra forma nesta atração.
Para quem tem claustrofobia a visita não é recomendada, pois você irá ficar em lugares apertados, quentes, enfim você está embaixo da terra!
Uma dica, você irá passar por detectores de raio x e vistoria, então leve pouca coisa.
As regras são as mesmas de visitação ao interior da Basílica: ombros e joelhos não devem estar à mostra. Então nada de decotes, shorts ou saias curtas para as mulheres. Já os homens devem usar calças e mulheres, calças ou vestido/saia abaixo do joelho.
Aqui está a frase na voz ativa:
Logo na entrada, os visitantes são solicitados a deixar suas mochilas.
Câmeras e celulares não são permitidos.
Uma dica é fazer esse agendamento com 4 meses de antecedência, pois assim você consegue coincidir com sua visita a cidade, são pouco horários deste tour.
Como é a visita
No dia da sua visita chegue com antecedência.
Na entrada eles iram te direcionar para passar no detector de metais e na vistoria.
Logo após você irá para uma sala com algumas maquetes, onde eles irão te explicar toda essa história que relatei acima.
Após as maquetes passamos por uma porta de vidro, portanto muito parecidos com os filmes de Hollywood, você passa e tudo se fecha atrás e ai sim você irá caminhar pela Necrópole que é sensacional.
O chão é irregular, com pedras ainda da época.
Os tetos dos mausoléus foram cortados para serem enterrados pela terra da colina vaticana.
Os detalhes dos túmulos e as pinturas são incríveis, em ótimo estado e coloridos alguns.
Os cristãos, perseguidos, escreviam palavras em latim acima das portas que faziam referência ao cristianismo.
Encontrando o tumulo de São Pedro
Após essa caminhada chegamos no local onde encontraram os restos mortais atribuídos a São Pedro.
Várias evidências indicam que os restos mortais são dele, mas não é possível afirmar com 100% de certeza.
Uma caixa transparente com parte dos ossos encontrados hoje foi colocada no local onde eles foram encontrados.
O padre nos deu um minuto para que os devotos fizessem uma oração, deu para ver que algumas pessoas estavam emocionadas por este momento. Cristão ou não, é no mínimo de arrepiar estar em um lugar tão significativo., eu fiquei toda arrepiada depois deste local, pois eu não conhecia a história.
Após isso a visita segue e você encontra as fundações e mais uma parte da antiga Basílica de São Pedro, sensacional ver tudo isso ao vivo.
Você irá passar também por uma capela exclusiva dos papas, linda, muito decorada e no corredor existem estátuas de todos os apóstolos e acreditem elas são mais antigas que o Brasil, com mais de 500 anos.
As grutas, onde ficam os túmulos dos papas, são o local onde o tour termina, portanto a partir deste trecho a visita é a mesma de quem somente visita a Basílica São Pedro.
E após isso você chega ao interior da Basílica São Pedro.
Você irá se deslumbrar com o pé direito, detalhes da decoração o tamanho do lugar, pois é tudo enorme e chamativo aos olhos.
Na minha opinião esta visita a Necrópole do Vaticano é imperdível, portanto se programe com antecedência e depois me dica o que achou.
Você já conhecia essa atração? Não portanto inclua no seu roteiro por Roma. Quer saber mais sobre outras atrações leia este post com 10 atrações gratuitas na cidade.