Grutão Ecoparque – Ecoturismo com cachoeira em Caxias do Sul
14 de janeiro de 2024Reserva Picada Verão: O que saber antes de ir
21 de janeiro de 2024Basílica de São Pedro: Guia definitivo para sua visita
A Basílica de São Pedro é a maior igreja católica do mundo e uma das atrações turísticas mais populares de Roma.
Ao ano são cerca de 20 milhões de visitantes de pessoas de todas as partes do mundo que a visitam ou pela fé ou para apreciar a sua arquitetura, as suas obras de arte e a sua história.
Localizada na cidade do Vaticano ela é símbolo máximo da igreja católica.
É aqui onde aconteceu supostamente o sepultamento de São Pedro, um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, ao qual você poderá também saber mais sobre a história do local pelo tour da Necrópole do Vaticano.
Contudo, se seu tempo é curto na cidade e você quer conhecer brevemente esta atração vamos ajudar você incluindo as principais informações para sua visita, como história, arquitetura, arte e como planejar sua visita.
Vamos conhecer um pouco mais da Basílica de São Pedro.
Basílica de São Pedro – Breve história sobre o local
Para quem não sabe a Basílica de São Pedro que existe hoje, não é a primeira igreja do local.
Muito mais que isso abaixo dela existem séculos de história em camada de terra escondidos durante o passar dos anos por mudanças governamentais de Roma.
Inicialmente está área do Vaticano até o Castelo de Sant’angelo que tem cerca de 1,5km de extensão possui diversos túmulos abaixo da terra.
Túmulos cristãos enterrados pela antiga Colina Vaticana que ficava onde hoje é a Basílica.
A construção da primeira Basílica de São Pedro aconteceu somente no século IV d.C., pelo então imperador romano Constantino, que era um cristão, ordenou a construção de uma basílica no local onde o apóstolo Pedro foi enterrado. Esta foi chamada de Basílica de São Pedro e se tornou um dos locais mais sagrados da Igreja Católica.
Mas contudo está foi quase toda destruída por um incêndio no século XV e assim foi construída a atual acima das fundações e da base da anterior.
A atual Basílica de São Pedro foi construída entre os anos 1506 e 1626.
Projetada por uma série de arquitetos, incluindo Donato Bramante, Michelangelo, Carlo Maderno e Gian Lorenzo Bernini.
Mas para quem quiser ver toda essa história da construção e andar pelos sítio arqueológico existe um tour que nos fizemos chamado Necrópole do Vaticano, sensacional, você pode conferir aqui mais detalhes.
Arquitetura
A construção da basílica levou cerca de mais de 120 anos para ser concluída.
E é um exemplo de e uma obra prima da arquitetura renascentista e barroca.
Quando você esta na Praça São Pedro você perceberá a simetria da sua estrutura nas colunas, arcos e esculturas da fachada projetada por Gian Lorenzo Bernini.
A planta possui um formato em cruz latina e seu interior é gigante, são 220 metros de comprimento por 180 metros de largura.
Caminhando pela parte interna você perceberá o porque que ela é o símbolo da igreja católica, com espaços imponentes de grandiosos é um deleite para os olhos e então neste momento que você percebe o qual enorme é o lugar.
Você encontrará muito mármore branco nos pisos e obras de arte dos maiores artistas da história, incluindo nomes como Michelangelo, Rafael e Bernini.
Uma vez você caminhando pela parte interna você parará quase no centro e então olhe para cima e admire a cúpula da basílica.
Ela é uma das maiores cúpulas do mundo coberta com mosaicos de ouro onde a luz entra lateralmente nos espaços.
Outros pontos altos para você reparar na sua visita é o altar-mor da Basílica onde o papa celebra a missa, todo em mármore decorado com esculturas de Michelangelo.
Arte
A Basílica de São Pedro abriga uma vasta coleção de arte, incluindo obras de Michelangelo, Rafael, Bernini e outros artistas famosos.
Algumas das obras de arte mais famosas para se admirar são.
- A Pietá: a Pietá é uma escultura de Michelangelo que representa a Virgem Maria segurando o corpo de Jesus Cristo, famosíssima e linda, portanto uma ótima oportunidade para foto.
- O Baldaquino: o Baldaquino é uma obra-prima de Bernini que fica sobre o altar principal da basílica, me recordo de ver várias vezes na tv em transmissões de missas e achar um elemento grande, mas olhando no local, você percebe a verdadeira escala e detalhes que ele possui. Todo trabalhado em madeira possui várias esculturas de anjos e santos.
Atrações a se visitar dentro da Basílica de São Pedro
Além da Igreja você também pode visitar outras áreas, vou listar algumas aqui, pois você pode incluir no seu roteiro.
- Necrópole do Vaticano: Você irá visitar a parte inferior a Basílica entre sítios arqueológicos e conhecer a história da evolução da igreja. Para saber mais sobre valores e como fazer essa visita você pode conferir aqui mais detalhes.
- Grutas do Vaticano: Você pode visita-las gratuitamente de segunda a domingo, das 9h00 às 18h00, mas não é possível tirar fotos na visita. Você encontrará aqui os túmulos dos papas, são cerca de 90. Além disso existem salas, capelas e uma estátua de mármore de São Pedro.
- Museu do Tesouro da Basílica de São Pedro: Museu que abriga ornamentos, estátuas, mitras papais e vários outros objetos, geralmente presentes de reis ou outros nobres. Para acessa-lo tem que se pagar 6€ por pessoa.
- Subida a cúpula: Você pode visualizar a Praça de São Pedro por alto através da subida a cúpula. Feita por degraus, são 320 (elevador + escada) ou 551 somente escada. Os últimos trechos bem estreitos de largura. Quem tem claustrofobia, não é recomendado. A vista é linda, bem simétrica da praça. Valor da entrada é de de 8€;
Como planejar sua visita ao local – Informações uteis
Em uma das atrações mais visitadas do mundo, planejamento é um ponto essencial para se ter ainda mais se você estiver indo na alta temporada ou em dia que tem missa do papa.
A entrada na atração é gratuita, então espere que tenha alguma fila para acessar. Você só irá pagar para visitar algumas atrações que listei acima.
Horário de abertura e fechamento são diferentes durante os meses:
- De outubro a março: das 07:00 às 18:30 horas.
- De abril a setembro: das 07:00 às 19:00 horas.
O horário mais cheio costuma ser meio dia, então tente ou ir bem cedo, iniciando seu dia por aqui ou mais no fim do dia.
Vale ressaltar que como a atração é uma igreja, você deve estar vestido com roupas adequadas.
Ombros e joelhos não devem estar à mostra. Então nada de decotes, shorts ou saias curtas para as mulheres. Já os homens devem usar calças e mulheres, calças ou vestido/saia abaixo do joelho.
Caso queira saber mais informações o site oficial da atração pode te ajudar.
Na minha opinião esta é aquela atração que não pode ficar de fora do seu roteiro.
Você já conhecia essa atração? Não portanto inclua no seu roteiro por Roma. Quer saber mais sobre outras atrações leia este post com 10 atrações gratuitas na cidade.