Uma Road Trip pelas praias de Santa Catarina
18 de outubro de 2018Praia da Vila em Imbituba SC: Guia para conhecer a praia recanto do surf
1 de novembro de 2018O que fazer na Praia da Barra de Ibiraquera
O que fazer na Praia Barra de Ibiraquera? As possibilidades são inúmeras, pois está região é incrível.
Portanto prepara-se, pois aqui você vai encontrar mais oito lindas praias. Entre elas podemos citar Praia do Rosa e Garopaba, as quais são as mais conhecidas dos veranistas.
A Praia da Barra de Ibiraquera fica localizada no distrito de Imbituba, em Santa Catarina na região sul do estado e para mim são umas das mais bonitas. Acredito que muito da minha justificativa e escolha destas praias, são porque elas tem um toque ainda que selvagem e pouco turistas.
Contudo, todas contam com um infra estrutura muito bem atendida porém simples que suprem todas as necessidades de quem se hospeda na região.
Aqui você irá encontrar os melhores hotéis na região da praia de Ibiraquera.
O que fazer na Praia da Barra de Ibiraquera
Chegamos nela numa viagem de férias para conhecer boa parte do litoral Catarinense. Esta foi uma das primeiras praias que visitamos no primeiro dia de viagem.
Me recordo que me deslumbrei muito com o lugar por causa de todo o contexto do conjunto dela. Gostamos tanto de Ibiraquera que voltamos mais uma vez dois anos depois.
A quem se interessar em conhece-la irá se surpreender. Pois ela guarda uma natureza surpreendente.
Nela você irá encontrar lindos morros com muito verde, areia branquinha e uma lagoa muito requisitada pelos veranistas.
Acredite essa lagoa é muito movimentada mesmo!
E o engraçado é que de tempos em tempos ela acaba se encontrando com o mar.
Tudo isso para fazer a renovação das águas dela e manter a vida marinha dentro dela ativa. De tempos em tempos eles abrem o canal e as água se renovam, fazendo com que as larvas de camarão e peixes entrem na lagoa a abastecendo.
E é desta forma que a as pessoas que moram na região se sustentam o restante do ano, por meio da pesca.
Pode até parecer estranho para você, mas está abertura é consentida após uma série de critérios atendidos pelos órgãos ambientais reguladores.
Visão geral da praia
Sou suspeita para comentar sobre a Praia da Barra da Ibiraquera. Tudo isso porque tive uma impressão muito boa dela e passei ótimos momentos aqui e espero que você também passe.
As águas do mar são claras e mais calmas, porém não chegam a ser quentes. Contudo acredito que para quem já se aventurou nos mares do Rio Grande do Sul não irá estranhar.
A vista para o mar que já é bonita é fica mais encantadora ainda pela moldura da ilha do Batuta. Ela é uma ilhota que divide a Praia da Barra de Ibiraquera da Praia da Luz.
Enfim se olhar com atenção para a ilha irá notar que tem uma casinha lá. Ela é um dos resquícios de seu último habitante. Sim, pois acredite morava gente naquela pequena ilha.
O seu único e último morador se chama Antônio Cecílio Rodrigues, um mergulhador profissional que morou boa parte de sua vida na ilha. Até podemos entender o porque, pois visual dela deve ser incrível.
Passeando pela praia
Se você gosta de praia com muita gente e barulho, pode esquecer que aqui a paz prevalece. A paz só é quebrada pelos risos das crianças se divertindo na lagoa e pelo som das ondas do mar.
A praia por contar com a opção extra da Lagoa de Ibiraquera é muito frequentada por famílias que a escolhem para entreter as crianças, pois acreditam que tem mais segurança que o mar. A água da Lagoa de Ibiraquera é quente e salobra, sendo uma ótima opção para crianças e para aproveitar o fim da tarde.
Nela os praticantes de stand up paddle podem alugar equipamentos nas diversas tendas que existem em torno da lagoa e aproveitar a bela vista ao redor dos morros para se exercitar.
Contudo, além do stand up paddle, o witsurfe e o kitesurfe também são muito praticados na região. Uma vez que os ventos da praia tornam o ambiente perfeito para as suas práticas.
Para aqueles que gostam da praia independente da estação do ano. Nos meses de Junho e Novembro a praia volta a ficar bem movimentada, mas desta vez para receber os turistas interessados na observação das baleias francas.
Nesses meses elas viajam da Patagônia para cá para ter seus filhotes em águas mais quentes.
Infra estrutura da Praia da Barra de Ibiraquera
A praia conta com vários restaurantes em volta do lado esquerdo da Lagoa de Ibiraquera. Destes alguns são mais conhecidos dos veranistas frequentes como o Restaurante Tartaruga que fica aberto o ano todo e outros que funcionam só na temporada de verão.
O restaurante Tartaruga serve pratos a La carte que são muito bem servidos e o preço dos pratos é razoável.
Como ele é bem concorrido e muito famoso na região sempre tem fila. Contudo além dele existem outras opções com a opção com buffet do restaurante Zequinha.
O qual também é outra opção muito boa e com preço razoável na região. Este também provamos e aprovamos.
Para quem vem de carro o estacionamento contudo é algo meio complicado principalmente nos meses de verão. As vagas perto da areia são limitadas, então se programe para chegar mais cedo.
Praia da Barra de Ibiraquera: Perspectiva geral
A praia é uma ótima opção para quem adora a natureza e não gosta de muita confusão. Além disso vale ressaltar que ela conta com uma faixa de areia bem generosa ótima para fazer caminhadas na areia ou até corridas.
Nós nas duas vezes que viemos a esta praia caminhamos toda sua extensão e paramos nas pedras da Praia da Luz para observar o mar e esperar a cereja do bolo, que na minha visão é o pôr do sol no fim da tarde.
Ele é surpreendentemente lindo, portanto vale a pena você conferir.