Como visitar a Necrópole do Vaticano
13 de janeiro de 2024Grutão Ecoparque – Ecoturismo com cachoeira em Caxias do Sul
14 de janeiro de 2024Panteão de Roma: um guia completo de como visitar
O Panteão de Roma sem dúvida é um dos monumentos mais emblemáticos da cidade.
Para os amantes da arte, história e arquitetura este é um dos edifícios mais bem preservados da Roma Antiga.
Construído no século II d.C., o Panteão é um templo dedicado a todos os deuses romanos e é um símbolo do auge do império Romano e das suas riquezas.
Ainda hoje apesar de já termos prédios mais altos e mais tecnológicos, mas visitar este local com essa cúpula entre as ruas estreitas da cidade é de emocionar.
Portanto conhecer este monumento é obrigatório para quem estiver visitando a cidade.
Então, vamos descobrir um pouco mais sobre está atração.
Panteão de Roma: Um pouco da história
A história do Panteão remonta ao século II a.C., quando Marco Agripa, general e cônsul romano, ordenou a construção de um templo dedicado a todos os deuses romanos.
Vale lembrar que a religião romana era politeísta, acreditava em vários deuses, então neste lugar era cultuado todos os deuses que eles acreditavam.
O primeiro templo foi construído em mármore e tinha uma cúpula de madeira, mas foi totalmente destruído por um incêndio em 80 d.C.
O atual Panteão
O Panteão que você irá visitar é a versão construída pelo imperador Adriano no século II d. C.
Todo em concreto e e mármore com a cúpula enorme no seu centro.
Essa cúpula é tão surpreendente que até hoje se questiona a engenharia de seus cálculos para a construção, devido a sua complexidade.
Em meados do século VII d. C, o império romano começou a entrar em decadência e ele acabou sendo concedido pelo Imperador Constâncio II, ao então Papa Bonifácio IV para ser convertido em uma igreja cristã.
Contudo, antes de ser doado a igreja o então imperador tomou as telhas de bronze douradas que cobriam o telhado da cúpula para seu próprio uso ao qual foi substituído por um telhado de chumbo.
Dois séculos mais tarde o Papa Urbano VIII ordenou a remoção de várias grandes vigas de bronze do pórtico para uso no dossel do altar de Bernini na Basílica de São Pedro, bem como para canhões no Castel Sant’Angelo (a residência fortificada romana do Papa)
Mas como um gesto de consolação, Urbano encomendou um par de campanários para serem acrescentados acima do pórtico; estas torres foram consideradas feias e fora de lugar, e acabaram removidas no século 19.
Talvez graças a sua mudança de uso hoje ele esteja tão bem conservado, mas contudo pode -se dizer que não é a mesma estrutura de Roma Antiga, mas apresenta a grandeza do antigo império podendo ser visitado por todos.
Panteão de Roma: Como chegar
O Panteão está localizado no centro de Roma, na Piazza della Rotonda. É facilmente acessível a pé, de transporte público ou de carro.
- De carro: o Panteão fica a cerca de 10 minutos de carro do centro de Roma. O estacionamento é disponível nas ruas próximas, mas eu aconselho você ir a pé e ir desvendando a cidade que é linda.
- De transporte público: o Panteão fica a uma curta caminhada das estações de metrô Barberini e Spagna. As linhas A e B do metrô servem essas estações.
- De ônibus: várias linhas de ônibus passam pelo Panteão. As linhas 40, 60, 81 e 85 param na Piazza della Rotonda.
Horários de funcionamento do Panteão
O Panteão está aberto todos os dias, exceto aos domingos e feriados religiosos. O horário de funcionamento é das 9h às 19h.
Como visitar
Está atração é gratuita, portanto imperdível certo?
Pode ser que na alta temporada você tenha que aguardar um pouco nas filas, mas não é muito.
Uma dica é visita-lo ou no inicio da manhã ou no fim da tarde, pois costuma estar menos cheio.
Gosta de história? Então você pode fazer um tour privado em conjunto com o Castelo Santo Angelo, no site do Italy Museum eles tem essa opção a quem se interessar mais pelo assunto.
O que ver no Panteão
O Panteão é surpreendente na sua simplicidade.
A fachada é composta somente de uma porta monumental e um pórtico com colunas de granito com uma porta feita de bronze e decorada com esculturas de deuses romanos.
Mas quando você entra no local se impressiona com a monumentalidade do interior.
A cúpula cobre todo o espaço interno e tem um diâmetro de 43 metros feita de concreto.
Bem no centro ainda existe um óculo de 9 metros, ou furo onde a luz natural penetra e está é a única luz natural em toda a fachada, portanto aquele fio de iluminação na minha opinião acaba deixando tudo ainda mais dramático internamente e valorizando seu interior.
O altar está localizado no centro e era aqui que se faziam os sacrifícios aos deuses romanos todo feito em mármore.
Ainda na visita você encontrará alguns túmulos famosos como o rei Victor Emmanuel II da Itália e o pintor Raphael.
O Panteão é uma atração imperdível para qualquer pessoa que visite Roma. O edifício é um exemplo impressionante de arquitetura e história e oferece uma visão fascinante da Roma Antiga.
Ao final da sua visita compre um gelatto e admire o movimento ao entorno dele, vale a pena.
O que achou deste lugar? Eu adorei ter visitado, então se possível adicione ele na sua lista de lugares a se conhecer por Roma, porque tenho certeza que irá se surpreender.
Quer saber mais atrações gratuitas para se visitar? Então confira este post que fizemos e acrescente no seu roteiro.