Palácio de Versalhes – Roteiro completo para a visita
2 de abril de 2020Duomo de Milão: Como visitar o terraço da atração
28 de julho de 2020Museu do Louvre – Como organizar sua visita
Museu do Louvre – Como organizar sua visita por um dos mais populares e maiores museus do mundo. O Louvre é um lugar incrível que não pode ficar fora do seu roteiro por Paris, para mim este é aquele lugar que você tem que ir pelo menos uma vez na vida.
O Louvre de Paris é aquele museu que mesmo você não sendo amante de história a coleção deste que ele possui irá te impressionar e muito extensa e rica, com acervos de todo o mundo.
Mas para visita-lo acredite ou não você deve se organizar.
Pois se não essa experiência incrível pode acabar se tornando numa cansativa e tumultuada visita onde você não vê a hora de ir embora e acaba não prestando atenção em nada que vê no local.
Por isso organizamos esse roteiro guiar sua visitar antes de visita-lo propriamente dito. Como esse passo a passo vamos ajudar você a organizar sua visita ao Museu do Louvre e aproveitar ao máximo está atração.
Museu do Louvre – Como organizar sua visita e aproveitar ao máximo essa atração
O Museu do Louvre é uma atração que é um espetáculo a parte na cidade de Paris.
A arquitetura grandiosa do prédio que recebe as exposições e a pirâmide de vidro da entrada do museu chamam a atenção para todos que passam pelo local.
Já para os amantes de história visita-lo é como entrar num livro e voltar ao tempo, revivendo culturas e tradições de povos de todas as regiões e épocas do mundo.
Contudo, informação demais muitas vezes acaba por se tornar cansativa e o que seria uma experiência única acaba sendo um dia super maçante.
Museu do Louvre – Como organizar sua visita Dicas para organizar seu roteiro
Primeiramente essas dicas não são um roteiro que você deve seguir a risca para visitar está atração, são mais um guia que montei para tornar sua visita mais agradável possível como foi a minha.
Digo isso de alguém que pesquisou muito antes de ir visitar este museu e que aplicou isso na prática.
Digo por mim que nossa visita foi muito proveitosa e que acabou tornando a experiência muito bacana e inesquecível.
Por isso elenco para que vocês também possam ter essa experiência que é conhecer o Louvre.
Elencando prioridades
Para organizar seu roteiro saiba primeiramente que sim você não terá condições de explorar o Museu do Louvre em um dia só.
São milhares de obras, esculturas, antiguidades e peças de todos os tamanhos espalhadas por nada mais que 5 andares de museu.
Tudo isso é distribuído em várias sessões, uma missão impossível e super cansativa para se fazer em um dia só.
Por isso é importante consultar previamente as exposições e visitar sessões próximas para ganhar tempo e se deslocar o menos possível no museu.
Um exemplo disso é a sessão a de obras Gregas e Romanas, elas ficam lado a lado, mas acabam se distribuindo em três andares distribuídos por pinturas, esculturas e cerâmicas.
Esse seria um percurso tranquilo de se fazer em uma visita, mas casar este com os apartamentos do Napoleão, por exemplo, seria um percurso muito extenso e você teria que caminhar muito para visitar tudo no mesmo dia.
- Elenque as sessões que você quer visitar prioritariamente, veja quais outras sessões existem ao lado ou perto dessa. Assim o deslocamento no museu acaba sendo menor e a visita mais produtiva.
Museu do Louvre: Dividindo a visita
Caminhar no Louvre é uma experiência cansativa e longa para o visitante que não vai organizado com pelo menos uma ideia do que gostaria de ver.
Se você se tem poucos dias na cidade, vá focado no que quer ver.
Passar um dia inteiro no Louvre não é nem um pouco proveitoso, portanto se esse for seu caso elenque um turno para conhecer os principais pontos.
Se você tem cerca de 6 dias ou mais na cidade não reserve somente um dia para visitar o museu, distribua sua visita em dois ou até três dias em turnos diferentes.
Aproveite para vistar os locais de Paris a ceú aberto com sol e deixe o museu para o meio fim da tarde.
Locais como por exemplo o bairro Montmartre, o Jardim de Luxemburgo e o Jardins das Tulherias são muito bacanas e merecem ser visitados com sol durante o dia enquanto o museu você pode visita-lo quando o tempo estiver fechado ou no final das tardes.
- Deixe para visitar o Louvre nos finais dos dias. A multidão é menor, o museu fecha as 18h e você consegue assim aproveitar a experiência como um todo.
O Museu costuma fechar as 18h, mas também existem visitas a noite nas quartas e sextas (consultar site oficial).
O ideal é se organizar da metade da tarde até esse horários para ver as exposições que você deseja.
Atualmente mesmo tempo o Paris Museum Pass ou comprando o ingresso no site do Museu se deve fazer uma reserva do horário de entrada por este site no link, é aqui que também você deve reservar áudios guias.
Museu do Louvre: Compre seu ingresso antes
Essa é uma dica fundamental, comprar antecipadamente o ingresso para chegar no dia e você dar não dar o azar de não ter mais ingressos.
Uma boa dica é adquirir o Paris Museum Pass que dá acesso além do Louvre a várias outras atrações.
Contudo ele andou mudando um pouco e agora você pode acessar somente 1 vez cada atração. Antes dentro daquela janela de tempo de 2,4 ou 6 dias você podia visitar a mesma atração por exemplo todos os dias.
Dependendo o que mais você irá fazer na cidade ele compensa muito. Se for visitar o Louvre em dois dias para percorrer mais atrações já fale a pena.
Lembre-se que independente do ingresso comprado no site oficial ou no pacote Paris Museum Pass você deve reservar seu horário no site antes da visita.
No caso do ingresso no site oficial você já o adquiri com a data e hora marcada, no Paris Museum Pass, você tem que entrar nesse site e agendar.
Aplicativos e sessões com cores
O Museu do Louvre enorme composto por três alas, vários níveis e muitos cômodos.
Portanto encontrar correto que quer visitar não é tão simples.
Para facilitar você encontrará nas coleções os oito departamentos identificáveis por cores.
Isso facilita bastante para a leitura do mapa que também trás estas cores. Por exemplo, Antiguidades egípcias estão em verde, Pintura é simbolizada por vermelho, setores Gregos, Etrusco e Romano estão em azul.
Depois que entendemos isso nos achamos tranquilamente no museu.
Além disso as salas estão todas numeradas e estes números aparecem novamente no mapa facilita muito a visita.
Além disso o museu possui um aplicativo My Visit to the Louvre, disponível na App Store e no Google Play. Nele você encontrará várias informações que facilitaram sua visita.
Cogite contratar um guia
Você está com pouco tempo, mas quer muito entender mais sobre alguma coleção do museu?
Um ótima sugestão é contratar um guia, ele te indicará as obras mais importantes e contará ainda curiosidades interessantes que irão agregar muito na sua visita.
Uma guia muito recomendada é a Zildinha Figueiredo, ela faz guias para várias atrações da cidade incluindo somente o Louvre.
Museu do Louvre: Realidades x expectativas
Antes de mais nada o Louvre não é só Mona Lisa e se você for visitar este museu por causa dela, tenho que avisar antecipadamente que você pode se decepcionar.
O famoso quadro da Mona Lisa ao vivo ele é muito menor do que aparenta nas imagens que vemos dele pela internet.
Ele é um quadro bem pequeno e que sempre, possui um movimento intenso ao redor, não estou falando que ele não é incrível, mas estou alertando para você não ter altas expectativas.
Você mal consegue admira-lo com cuidado, então já desopile disso e vá com a cabeça aberta para outras obras fantásticas que o Louvre possui.
Museu do Louvre: Um complexo que é uma cidade
Me lembro de ficar impressionadíssima com a quantidade de lojas que se tem no complexo do museu, você irá passar por elas na saída do museu e elas ficam no subterrâneo dele.
Lá você encontrará além de lojas com grifes conhecidas, várias cafeterias e lanchonetes além de banheiros.
E claro, se você gosta de comprar uma lembrancinha a lojinha do museu é uma perdição, cheia daqueles itens que você nem sabe porque está comprando, mas achou encantador e estranhamente você descobri que tem que levar vários.
Espero que você aproveite a visita pelo Museu do Louvre e quero saber o que você achou desse lugar, comente abaixo sua experiência.