
Como ir para a Ilha do Mel de Curitiba
30 de janeiro de 2020
Cascata Maratá, tudo o que você precisa saber
13 de fevereiro de 2020Está indo para Paris após o incêndio de Notre- Dame? Então conheça outras 5 Igrejas para se visitar em Paris, além de Notre-Dame
Igrejas em Paris além de Notre-Dame, parece uma missão difícil certo?
Contudo, Paris possui outras ótimas opções para se visitar com arquiteturas tão marcantes quanto a belíssima Basílica de Notre-Dame.
Notre-Dame era um dos símbolos de Paris e uma das joias da arquitetura gótica, mas, após o incêndio que ocorreu em 2019, seu acesso está proibido, pois o restauro do telhado está a todo o vapor e não dá nem mais para se avistar ela ao longe.
Portanto para compensar e conhecer outras opções, fizemos uma lista com 5 igrejas que você pode incluir no seu roteiro na sua próxima visita a cidade.

Igrejas para se conhecer em Paris além de Notre-Dame: 5 opções diferentes para se visitar
Estas 5 opções você pode tranquilamente incluir no seu roteiro na visita a cidade, pois todas ficam localizadas próximas a várias atrações turísticas.
Mas, agora vem o melhor de tudo, várias destas opções tem entrada gratuita.
Igrejas em Paris: Basílica de Sacré Cœur
A Basílica de Sacré Coeur é uma das principais atrações da cidade e fica localizada no charmoso bairro de Montmatre, conhecido pelos seus pintores e charmosos cafés.
Considerada por muitos como uma das mais bonitas igrejas do mundo, no entanto ela não é a preferida de muitos franceses, que acham sua decorações e fachada muito chamativas comparadas as demais igrejas de Paris.
Sua arquitetura romano-bizantina e sua fachada em pedras de mármore travertino branco chama atenção ao longe.

Com entrada gratuita e uma das mais belas vistas da cidade, torna a visita quase que obrigatória para que está na cidade.
Destaque-se como pontos fortes de sua decoração interna a grande cúpula central, um sino de 19 toneladas (mais pesado do mundo), um mosaico com 145 metros e o enorme órgão de 125 anos.
A Basílica de Sacré Coeur possui um estilo e decorações totalmente diferente de todas as igrejas que existem na cidade é uma das opções de igrejas em Paris além de Notre-Dame, para se visitar sendo considerada uma atração imperdível.
Saint-Chapelle
Quer se impressionar?
Então está é a opção perfeita para isso.
Saint-Chapelle possui o mais bonito interior de todas as opções da nossa lista, claro digo isso na minha opinião.
Construída em tempo recorde para a época, somente 7 anos, essa capela que serviu para abrigar relíquias da Paixão de Cristo como a coroa de espinhos de Jesus é uma das mais belas obras de Paris.
No seu interior você irá encontrar 15 vitrais enormes com 1113 cenas do Antigo e do Novo Testamento que contam a história do mundo até a chegada das relíquias a Paris.

No local você irá encontrar duas capelas, uma acima da outra.
Tudo isso porque o rei queria deixar as relíquias da paixão de cristo somente acessíveis a monarquia.
Construindo uma capela exclusiva cima da capela normal para celebração de missas para comunidade.
O ingresso para visitação é pago e custa 10€ , mas para quem tem o Paris Museum Pass ou o Paris Pass a entrada gratuita.
Saint-Germain-des-Prés
A região dos charmosos cafés que eram frequentados por filósofos guarda uma relíquia da história da cidade.
A igreja Saint-Germain-des-Près é a igreja mais antiga da cidade datada de 542.
A igreja no passado fazia parte de um importante monastério que existia fora dos limites de Paris.
Contudo do antigo complexo só sobrou a igreja que fazia parte da abadia que foi demolida anos depois do monastério por estar em péssimo estado de conservação.
Seu interior é ricamente ornado, cheio de cores vivas e pinturas nas paredes.
A arquitetura de estilo românico entretanto, sofreu várias modificações durante os anos, como o acréscimo dos vitrais na fachada, das pinturas nas paredes e colunas laterais e do portal de entrada em estilo gótico.

A curiosidade é que durante a Revolução Francesa a igreja acaba sendo vendida para uma refinaria de sal e deixa de exercer sua função principal.
Somente cem anos após a venda ela volta a ser uma igreja.
Neste período ela passa por grandes restaurações que apagam quase completamente os vestígios do passado.
Podemos dizer que os restauradores estavam bem animados durante seu trabalho, pois acabam replicando a moda do estilo Néo-Gótico presente na cidade neste período nas paredes internas da igreja.
Assim as paredes e as colunas do seu interior recebem cores fortes e chamativas, e os capitéis do teto aplicações de ouro.
Catedral de Saint- Louis des Invalides
A Catedral de Saint-Louis des Invalides fica localizada dentro do complexo Les Invalides, no mesmo lugar onde fica o Museu das Armas de Paris.
Mesmo pequena em comparação com as outras basílicas e catedrais seu interior surpreende.

Internamente ela é dividida em dois espaços o Dôme des Invalides e a Eglise des Soldats.
Sendo que o primeiro espaço era destinado ao rei e a monarquia e o segundo era onde ficavam os soldados e demais fieis.
Contudo, mesmo a catedral tendo está divisão ambos grupos assistiam a mesma missa.
A diferença entretanto, ocorria na entrada para catedral, onde cada grupo acessava por espaços diferentes.
Ela é muito decorada e ainda conta com enorme órgão de tubos lindíssimo que era utilizado nos cultos.
Para acessa-la você deve comprar o ingresso para o complexo Les Invalides no valor de 11€ ou se utilizar do Paris Museum Pass ou Paris Pass.
Igreja de la Madeleine
Posso dizer que está me chamou a atenção quando caminhávamos pelas ruas de Paris, pois ela possui uma arquitetura muito peculiar comparada com as demais existentes na cidade.
A construção que iniciou-se em 1763, levou nada menos que 80 anos para ser concluída.
Durante esse tempo várias reviravoltas aconteceram no projeto e na cidade de Paris, chegando até ser cogitado durante o período da Revolução Francesa em transforma-la em uma biblioteca.
Com a chegada de Napoleão ao poder ele muda novamente o projeto e tenta transforma-la em um templo de reverencia a glória do exercito, assim se inclui fileiras de colunas nas laterais em referência aos templos romanos.
Internamente ela realmente não chama muito atenção, pois seu formato é muito quadrado, muito diferente das outras igrejas e catedrais.
O que faz lembrar que ela é uma igreja católica são as esculturas e pinturas, internas e externas.
Os detalhes que mais chamam a atenção são as 52 colunas coríntias de 20 metros de altura e sua fachada principal com um frontão em alto-relevo representando o Juízo Final.
A entrada na Igreja de la Madeleine é gratuita, portanto inclua no seu roteiro.
Igrejas em Paris além de Notre-Dame, por onde começar?
Como todas as opções apresentadas estão junto as demais atrações da cidade eu recomendo para não deixar seu roteiro cansativo, unir as visitas as igrejas com outras atrações turísticas.
Pois, assim você irá aproveitar mais, o roteiro não irá o tornar tão monótono e assim você conseguirá admirar mais os detalhes de cada igreja.
Vale a pena também quando você for montar seu roteiro dividir suas visitas por bairros ou regiões da cidade.
Assim você ganha tempo, pois perde menos tempo se deslocando entre as atrações.
Já conhece algumas destas? Tem mais opções a acrescentar, comente abaixo nos comentários.
Aproveite e visite também outras atrações de Paris.
Conheça os principais museus da cidade.