Cabo Polônio no Uruguai: Guia para visitar a reserva ecológica
Cabo Polônio no Uruguai, me passou a sensação de que o lugar parou no tempo.
Esse lugar guarda uma beleza quase que intocada, bruta e autêntica igual seus moradores.
Cabo Polônio localiza-se no departamento de Rocha de Montevideo são cerca de 252 km, uma viagem de quase 3 horas e meia.
Contudo nós viemos de onde estávamos hospedados da linda praia de Punta del Diablo mais próxima, dali são cerca de 61 km que levam cerca de 55 minutos de carro.
O nome desta cidade é herança de um galeão espanhol que naufragou na região em 1735. Sua população fixa é bem pequena uma vez que apenas pescadores e funcionários do farol.
Na temporada de verão a população aumenta consideravelmente, pois muitos aventureiros acampam na redondeza em busca da paz e das belezas naturais do local.
A cidade parece que parou no tempo, simplicidade é a palavra que descreve esse lugar. Aqui ainda não tem energia elétrica nem água encanada com isso os estabelecimentos se mantem através de gerador.
Como chegar
Saímos cedo e pegamos a Via 9 e logo após a via 10. Em vias retas sem fim tínhamos quase certeza que estávamos perdidos.
Portanto paramos e perguntamos e mantemos nosso caminho com a dúvida e ansiedade nos seguindo como companheiras.
Contudo logo mais nossa felicidade retornou e a esperada placa com os dizeres Cabo nos encontrou.
Parque Nacional Cabo Polônio
A cidadezinha de Cabo Polônio fica dentro do Parque Nacional do Cabo Polônio e o local é protegido desde 2009 através do Sistema Nacional de Área Naturais Protegidas do Uruguai.
Acessamos o parque pelo chamado portão Polônio, e a partir daqui não é permitido nem motos nem carros para atravessar as dunas que cercam a cidade. Logo deixamos o carro estacionado aqui por um valor de $ 190 pesos.

Então agora é a hora da escolher de como você vai chegar na cidade. Porque aqui você terá duas opções.
Você pode chegar a pé onde a caminhada é bem longa ou de caminhão 4×4. A viagem de caminhão é bem divertida e leva cerca de 30 minutos, além disso você vai aproveitando e admirando as belas paisagens.
O valor é de $230,00 pesos ida e volta, então guarde seu ticket. As partidas e retornos do Cabo tem horários específicos que devem ser consultados no site http://turismorocha.gub.uy/horarios-cabo-polonio

Cabo Polônio
Logo que deixamos nosso meio de condução iniciamos a caminhada pela cidezinha que é linda e muito colorida.
Nesse momento nos surpreendemos com a paz que este lugar tem.
Acredite não tem energia elétrica, mas existe acesso à internet grátis na praça central da cidade oferecida pelo governo de Rocha.
Para quem quiser pernoitar aqui a cidade tem várias opções de hotels e hotéis, no entanto tudo bem simples e os restaurantes são um charme só.
Leve dinheiro, pois muitos lugares não aceitam cartão.

O que fazer em Cabo Polônio
Além de curtir toda a paz que se tem no lugar você vai poder aproveitar duas praias, a Playa Sur e a Play Norte, além disso pode subir no farol e se apaixonar com a linda vista do lugar.
A Playa Norte é a mais perto da cidade e conta com a areia mais escura e o mar mais agitado. Daqui dá para ver a imensidão da areia e do mar.

A Playa Norte é caminho de acesso ao Farol. Durante o percurso a paisagem vai mudando e a as pedras vão surgindo junto ao mar e a emoldurando junto com o verde dos campos .

Aqui começamos a ver os famosos leões marinhos que utilizam a região como refúgio. Eles ficam deitadinhos nas pedras pegando sol, tem horas que é até difícil identifica-los.

A subida no Farol é parada obrigatória e o valor é bem pequeno cerca de $ 25 pesos, você não vai se arrepender. O Farol é datado de 1881 e a vista lá de cima é surpreendente. As cores do sol refletindo na paisagem são indescritíveis.

No fim do dia o sol resolveu aparecer e a vista para a Playa Sur ficou irresistível.
A Playa Sur é linda com seus morros de grama verdinha, praia de areias brancas e casas de arquitetura muito simples da cor branca.
Ficamos um tempo perdidos admirando a paisagem.

Para os amantes da natureza ver um lugar assim quase intocável com tanta simplicidade foi uma experiência linda.
Perspectiva
Ficamos um dia só, entretanto pela minha percepção foi o suficiente para curtir o lugar.
Vale a pena para quem for ficar na praias do Uruguai dar um pulinho neste lugar, porque garanto a você que não vai se arrepender.
Está pelo Uruguai? Então visite também a Praia de Punta del Diablo, outra beleza da região.
