
Parque da Cachoeira em Canela como visita-lo
31 de outubro de 2019
Parques naturais da Serra Gaúcha conheça os melhores
14 de novembro de 2019Bairros de Paris: Tudo que você deve saber antes de se hospedar
Bairros de Paris são muito diferentes entre si e encontrar o bairro certo na sua estadia na cidade irá lhe facilitar muito na hora de conhece-la.
Mas, antes de citarmos os melhores bairros para você se hospedar em Paris, vamos entender um pouco como a cidade é distribuída para você aproveita-la ao máximo.
Paris possui uma divisão um pouco diferente das demais cidades que no inicio faz qualquer um se perder.
Por isso entender como ela funciona irá de auxiliar na hora de encontrar as atrações e as hospedagens, mas também irá fazer você viver a experiência de conhecer a cidade ao máximo.
Digo isso, pois os bairros da cidade são um charme só e possuem personalidades únicas, aspectos esses que fazem a cidade se tornar tão especial.

Os Bairros de Paris: A divisão da cidade
Você irá perceber durante sua visita a cidade que cada bairro aqui tem uma personalidade única com uma vida própria.
Em Paris os moradores vivem muito a vida de bairro, portanto você encontrará bairros muito bem servidos com mercados, lojas e bons hotéis.
Contudo, as divisões dos bairros aqui são um pouco diferentes do que estamos acostumados.
Entendendo as arrondissements
Os bairros em Paris estão distribuídos em Arrondissement .
Paris possui no total 20 arrondissements .
As arrondissements estão divididas em formato espiral, isso é as primeiras arrondissements partem do meio da cidade e vão se abrindo para a extremidade da cidade.

Ficou confuso?
Calma, para se encontrar enquanto estiver andando pela cidade basta olhar as placas de rua.
Nas placas além de conter o nomes das ruas no final estará escrito em qual arrondissement ela pertence.
Contudo, nas placas a palavra arrondissement estará escrita de forma simplificada com a terminação ème.
Então, por exemplo a rua Saint-Dominique encontra-se no 7 ème é assim que estará descrita nas placas.

Assim fica mais fácil de se localizar.
Você perceberá também que boa parte das atrações turísticas da cidade se encontram no miolo da espiral ficando bem fácil de se locomover entre os pontos as se visitar.
Tudo isso, pois Paris é pequena mesmo não parecendo.
Para se ter uma ideia de qualquer parte da cidade que você estiver você estará a 5 km da pirâmide do Louvre, o que é bem pouco considerado as outras grandes cidades.
A divisão feita pelo Rio Sena
Entendendo isso, vamos a mais uma divisão que a cidade tem feita pelo Rio Sena que corta Paris ao meio.
Ela é dividida em River gauché (margem esquerda) e River droite (margem direita)
- Rive Droite (margem direita): 1, 2, 3, 4, 8, 9, 10, 11, 12, 16, 17, 18, 19 e 20
- Rive Gauche (margem esquerda): 5, 6, 7, 13, 14 e 15
Essa divisão passa exatamente no meio da espiral das arrondissement .
E os parisienses utilizam muito este tipo de denominação para descrever os bairros.
Os bairros voltados para a margem esquerda são aqueles mais charmosos com os cafés históricos, as livrarias e muitos estudantes, enquanto os bairros da direita são onde se encontram os maiores bairros e mais heterogêneo, muitas lojas de luxo, hotéis, bancos e os imigrantes se encontram para este lado.
Cada lado tem um charme especial, mas como também cada bairro possui uma vida distinta.
Bairros de Paris: Entendendo cada bairro
Onde se hospedar
Entendendo agora que boa parte das atrações se encontram no miolo da espiral da cidade, fica mais fácil indicar quais bairros são os melhores para se hospedar.
- Quartier Latin
- Saint-Germain-des-Près
- Le Marais
- Bastille
- République
- Madeleine
- Montmartre

Todos estes ficam localizados na zona central da cidade, portanto muito bem servidos por metrôs, mercados, cafeterias e hoteis.
Não aconselho ficar muito distante destes bairros, pois o deslocamento se torna muito maior.
Digo isso, porque Paris possui muitas atrações próximas e vale muito a pena se hospedar perto delas para ganhar tempo.
Contudo, vale lembrar que se você for comparar os preços destes bairros para os demais claro que encontrará diferenças, mas ressalto aqui que vale mais a pena pagar um pouco mais e ter a facilidade de estar perto das atrações.
Mas vou te dar uma dica para facilitar sua escolha.
Vale a pena procurar as opções do Booking ou do AirBnb e colocar os locais no GPS para ver a proximidade deles com as atrações e pontos de metrô.
Assim você consegue ver qual será seu deslocamento e se está dentro do tolerável para você fazer nos dias que estiver na cidade.
As características de cada bairro
Os bairros centrais
Os bairros centrais costumam ser aqueles mais procurados por todos, pois são os mais agradáveis de se hospedar e com a maior facilidade de locomoção.
Mas, para facilitar mais ainda sua escolha listo abaixo as arrondissements e suas atrações
Arrondissements
1° arrondissement Louvre: É aqui que se encontra o Museu do Louvre, o Palais Royal, a Sainte-Chapelle, o Jardim de Tuileries com o Arco do Triunfo Carrossel, a Pont Neuf e a Pont des Arts.

2° arrondissement Bourse : É aqui que se encontra a Ópera Garnier e várias das galerias famosas como a Galerie Vivienne e a Passage des Panoramas.
4° arrondissement Hôtel-de-Ville : Aqui é onde fica a parte mais bacana do bairro Les Marais, com seus restaurantes e lojas gays. Fica aqui também a Catedral Notre Dame, o Centro Georges Pompidou.
5° arrondissement Panthéon: Aqui fica localizado o Quartier Latin um dos bairros mais antigos da cidade e que abriga Universidade Sorbonne.
6° e a 7° arrondissement Luxembourg e Palais-Bourbon: Abriga os bairros mais refinados e elegantes da cidade. O 6° elegante e intelectual é onde fica localizado os Jardins de Luxemburgo e o Théâtre de l’Odéon. A 7° lembra mais o estilo burguês, o bairro que abriga a Torre Eiffel, Museu Les Invalides, o Museu Quay Branly, o Museu de Orsay e a Parc du Champ de Mars.

É daqui que também partem alguns dos passeios de barco pelo Rio Sena que valem muito a pena ser feitos.
8° arrondissement Élysée : É o bairro das lojas chiques, da alta costura, dos negócios, da avenue Champs Elysèes e do Arco do Triunfo.
9° arrondissement Opéra : É o bairro que ficamos hospedados, o bairro do consumo e com várias lojas, cinemas e teatros. Podemos destacar as lojas Galerias Lafayettes, Printemps, Zara, H&M, FNAC, Gap.
A região que não pode ficar fora do seu roteiro
18°arrondissement Butte-Montmartre: é onde fica localizado o charmoso bairro Montmartre com suas ruas com casas que lembram o interior, muito artistas e uma vista incrível da cidade.
É aqui que está localizada a Catedral Sacrè-Coeur, o Moulin Rouge e a rua Place du Tertre cheia de pintores e artistas de rua.
Bom, mas já deu para perceber que Paris possui várias cidades dentro de cada bairro.
Porque cada lugar tem sua particularidade e sua beleza e as pessoas aqui vivem muito a vida dos bairros.
Portanto, agora fica mais fácil você deve escolher qual região fica melhor localizada para você poder se hospedar e se locomover com mais facilidade entre as atrações.
Paris é uma cidade muito fácil de percorrer, pois como boa parte das atrações estão relativamente próximas você não terá que se deslocar grandes distâncias.
Mas, você quer saber mais sobre a cidade e lugares imperdíveis que não pode deixar fora do seu roteiro, confira nosso post com 9 lugares imperdíveis de se visitar na cidade.
Depois me diga o que acho da cidade nos comentários, pois tenho certeza que irá adorar.