Santa Maria do Herval: Descubra suas Cascatas
18 de janeiro de 2021Cascata dos Venâncios: um paraíso natural na Serra Gaúcha
4 de janeiro de 2024Coliseu em Roma: Descubra como é a visita a atração
Coliseu em Roma é o cartão postal da cidade e isso ninguém pode negar.
Está imensa edificação que é um dos resquícios do poderoso império Romano também é uma das atrações mais visitadas da cidade.
A visita ao Coliseu é um mergulho a fundo na história, pois nele conseguimos imaginar um pouco do que foi este poderoso império.
Mas visita-lo também requer um pouco de disposição e planejamento ao visitante, pois sendo uma das principais atrações da cidade também é uma das mais concorridas.
Então, para tornar seu passeio algo inesquecível como foi o nosso vamos passar algumas dicas e impressões da visita nesse lugar.
Coliseu em Roma – Comprando ingressos
Para visitar o Coliseu você deve comprar seu ingresso com antecedência no site oficial ou no site dos museus da Itália ou ainda em sites parceiros.
Este ingresso dará o acesso também ao Fórum Romano e ao Monte Palatino.
Estes dois lugares são sítios arqueológicos localizados ao lado do Coliseu.
No site você encontrará os dias disponíveis de visita e os horários de acesso, então assim fica bem fácil programar seu roteiro.
O valor do passe mais barato fica entre € 18,00 e o mais completo que visita o subterrâneo € 24,00.
Nossa primeira dica para quando for comprar o ingresso é tentar pegar um dos primeiros horários, pois a visita no Coliseu como no Fórum Romano e ao Monte Palatino é bem cansativa e longa.
Portanto, quanto mais cedo mais tranquilo e com menos sol será seu passeio.
No dia da visita basta apresentar seu voucher na bilheteria.
Chegue com antecedência, pois eles toleram somente 15 minutos de atraso na entrada da atração.
Uma super dica que recomendo a todos é comprar o ingresso com a opção de áudio guia que tem inclusive em português, pois assim você consegue entender bem todos os aspectos relevantes da visita.
Horários de visitação
A atração funciona com os seguintes horários de abertura e encerramento
- 1 a 30 de setembro: 10h30 – 19h00
- 1 a 24 de outubro: 09h30 – 18h30
- 25 a 31 de outubro: 08h30 – 16h30
- 1º de janeiro e 25 de dezembro: Fechado
Como chegar no Coliseu em Roma
Chegar no Coliseu é bem simples, pois caso venha de metrô irá sair bem na frente da atração.
Contudo, os metrôs em Roma costumam ser bem cheios e terem poucas linhas, então deixamos abaixo algumas opções de ônibus também.
- Metro: Linha B – Parada Colosseo
- ônibus: n.75 – 81 – 673 – 175 – 204
Breve história do Coliseu em Roma
Onde hoje está construído o Coliseu no passado ficava localizado a residência do Imperador Nero, bem onde hoje enxergamos está incrível atração fica o seu lago artificial.
Mais para frente o espaço cedeu lugar para a construção do Teatro Flávio, conhecido hoje por Coliseu pelo Imperador Vespasiano que adotou as politicas de pão e circo para entreter o povo.
Coliseu demorou somente 8 anos para ser construído ficando pronto em 80 d.C, mas o imperador a inaugurar o espaço foi Tito.
Tito promoveu para inaugurar está imensa atração jogos de gladiadores que duraram por 100 dias.
O Coliseu tinha capacidade para 70 mil pessoas e podiam se esvaziar em somente 30 minutos, o que é impressionante até para os tempos modernos.
As batalhas dos Gladiadores
Era no Coliseu que aconteciam diversas batalhas entre gladiadores e animais selvagens, com diversas execuções durante as batalhas.
Mas além disso era aqui que também aconteciam espetáculos e encenações grandiosas de peças.
Os gladiadores muitas vezes eram escravos capturados em guerras travadas contras os povos bárbaros, mas também existiam gladiadores de profissão que escolhiam batalhar por honra e reconhecimento.
Como é a visita no Coliseu em Roma
Na visita pelo Coliseu padrão você irá passear por alguns dos pontos principais da atração.
O ticket com a visita ao subterrâneo você visitará a parte inferior ao palco onde ficavam armazenados os animais que iriam aparecer nas batalhas e as prisões dos gladiadores.
O Coliseu foi um empreendimento dos imperadores que deu tão certo que foi até ampliado após sua abertura.
Na visita ao parte central dele você poderá notar parte dos 4 níveis que existiam, o primeiro era feito de madeira, os outros dois pode-se ver nas ruínas e o último ficava na parte mais superior da edificação onde hoje só se resta partes da fachada.
No local existem diversas maquetes e ilustrações que mostram como era ele no passado.
As fachadas antigamente eram todas em mármore branco e possuíam dois andares onde em cada arco existia estátuas diferentes, mas com o tempo e o abandono muito disso acabou sendo roubado.
Alguns internos na visita você poderá ver como era o aspecto do mármore que revestia desde as fachadas até as arquibancadas.
Com o áudio guia a visita dura cerca de 2 horas e você percorrerá diversos pontos onde serão relatados fatos históricos e interessantes, vale a pena contratar.
Dicas de filmes para entrar no clima da visita
Nós gostamos de sempre que vamos visitar um local mais histórico ver filmes ambientados no local para instigar ainda mais a criatividade e imaginação.
Um dos filmes que recomendamos ver antes de visitar é o Gladiador (2000), pois ele relata bem a temática e o uso do Coliseu.
Mas se você quer ver filmes em geral ambientados em Roma para ir aquecendo pode também assistir Anjos e Demônios (2009) e Para Roma com amor (2012).
Dicas de fotos do Coliseu em Roma
Quer tirar aquela foto bacana desta atração?
Vamos dar para você três lugares para não errar na foto.
Mureta do metrô
Essa é sem dúvida o local mais fotografado.
Me recordo que quando chegamos na cidade de metrô saímos da estação cheios de malas, pois ficamos hospedados ao lado do Coliseu, fiquei de queixo caído de me deparar com aquele visual.
Este é sem dúvida um lugar fantástico para uma foto.
Sente-se na muretinha logo a frente da saída da estação antes de descer as escadas e aproveite.
Parte interna para arena
Está também considero uma foto bem legal, tente se posicionar bem no eixo com o visual da arena ao fundo.
De dentro do Foro Romano
Na parte do sítio arqueológico do Fórum Romano, você conseguirá tirar uma foto bem no eixo do Coliseu onde aparecerá um parte da estrutura inteira e outra pela metade.
Quando fui estava em obras e só consegui tirar com vários tapumes ao fundo.
A noite
Se puder passei a noite e contemple o Coliseu iluminado, o visual é incrível.
Uma dica é fazer um happy hour nos bares bem ao lado ao Coliseu, pois assim você consegue ver o entardecer e as luzes se acedendo nele.
Plus: Visita ao Fórum Romano e ao Monte Palatino
Fórum Romano
O Fórum Romano e o Monte Palatino ficam localizados em outra entrada em relação ao Coliseu, então caso queira pode primeiro agendar a entrada a eles primeiro e depois ao Coliseu.
Contudo os horários devem ser agendados.
Estes dois lugares fazem parte da região arqueológica mais importante da cidade, pois era aqui que ficava o centro administrativo, econômico, político e religioso da antiga metrópole.
Portanto, se prepare, pois vai ter muita caminhada para ser feita e muita história para percorrer na sua visita.
Iniciando a Visita
Visitando o Coliseu primeiro sua próxima parada será a entrada pelo Arco de Constantino.
Este arco do triunfo como os demais que irá encontrar no passeio foram construídos para homenagear as vitórias militares.
Saiba que este é um dos mais bem conservados de Roma.
Todo feito em blocos de mármore, nos auto relevos você enxergará Marco Aurélio distribuindo pão entre os pobres e a representação de Trajano depois de sua vitória frente aos Dácios.
Alguns pontos interessantes a se visitar:
- Via Sacra: Principal rua da antiga Roma e conectava a Piazza de Campidoglio com o Coliseu, era aqui onde passava os cortejos triunfais de comemorações romanas de vitórias.
- Arco de Tito: Arco que comemora a vitória de Roma sobre Jerusalém. Esculpido nele imagens da captura de espólios feitos em Jerusalém. Foi construído após a morte do imperador que dá nome ao arco.
- Templo de Antonino e Faustina: Um dos mais bem conservados templos do local, datado do século II d.c. Foi construído pelo Imperador Antonio Pio para homenagear sua falecida Faustina.
- Basílica de Magêncio e Constantino: Pouca coisa resta desta antiga basílica, mas já é o bastante para imaginar o tamanho desta construção para aquela época.
- A Cúria Julia: Local onde o Senado se reunia para tomar as decisões administrativas sobre o Governo de Roma.
- Templos: Existem vários templos espalhados no sítio arqueológico Saturno, Vênus, Rômulo, Vesta eles são bem diferentes entre si, então vale a pena conferir.
Monte Palatino
Está é uma das sete colinas que formam Roma.
Com mais de 40 metros de altura faz parte de uma das áreas mais antigas da cidade.
Era aqui que os cidadãos com mais abastados escolhiam morar e onde existiam os mais luxuosos palácios.
Na sua visita você irá percorrer um pouco do que foi este esplendor, contudo muitas partes se encontram em ruínas.
O conjunto do sítio arqueológico é bem interessante, contudo dependendo da época do ano que for fazer a visita ela pode se tornar super cansativa.
Tente fugir do período do verão, pois faz muito calor na cidade.
Se puder escolher tente visitar a cidade entre a primavera e outono, porque são as melhores épocas para fazer estes passeios ao ar livre.
Alguns pontos interessantes a se visitar:
- Domus Flávia: Está era a antiga residencial do imperador Domiciano construído no ano 81 a.C. Da casa atualmente ainda é possível ver algumas partes da extensa construção que se encontra em ruínas.
- Museo Palatino: Este pequeno museu é um bom ponto de parada para descansar no passeio. Aqui estão expostas as diferentes descobertas realizadas durante as escavações no local, são esculturas, afrescos, mosaicos e outros objetos. No local também fica passando representações em 3d de como eram as construções, é bem interessante, pois você consegue entender um pouco da grandiosidade do local.
- Casa de Augusto: A residência particular do imperador Otaviano era uma casa de dois andares que ainda conserva grande parte dos coloridos frescos que decoravam seu interior.
- Jardins Farnese: Este era um dos primeiros jardins botânicos criados na Europa.
- Hipódromo de Domiciano: Estádio em formato de circo, foi concebido para corridas, mas não se sabe-se dizer se cavalo ou a pé.
Dicas finais para a visita
Para visitar o Coliseu, Fórum Romano e o Palatino, sugiro reservar um dia inteiro, pois como virão a visita é bem longa com bastante caminhada.
Para isso comece seu dia bem cedo, porque assim você consegue percorrer os pontos sem pressa.
Algumas dicas bacanas é que dentro do Fórum Romano existem bicas de água potáveis para encher a garrafinha d’água.
Portanto, carregue sempre uma garrafinha para ir se abastecendo durante o passeio.
Este é um item indispensável, pois você ficará sempre exposto ao sol.
Escolha também para sua visita roupas confortáveis e lembre-se de carregar pouco peso durante o trajeto, pois existem vários sobes e desces durante a visita.
Está é sua primeira vez em Roma?
Então não perca a oportunidade e confira nosso post aqui no blog com com 10 atrações gratuitas que você pode visitar na cidade.